quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Casa de Emaús está de aniversario!

10 anos acolhendo Jesus na pessoa do irmão doente!

“ Permanece conosco, pois cai a tarde  e o dia já declina... Então entrou para ficar com eles. E sentado à mesa com eles, tomou o pão, o abençoou,o  partiu, o distribuiu. Então seus olhos se abriram e o reconheceram” (lc 24, 29-31 )”
“ Era forasteiro e me acolheste...em verdade vos digo, cada vez que fizeste  isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeste.” ( Mt 25 )





Acolher o outro, partilhar uma morada para habitar a alguém que vem de longe  é exigência normal para um coração humano bem formado que cultive o valor da solidariedade. Mas  um cristão, motivado pela Fé em Jesus Cristo e iluminado pela sua Palavra vê no seu semelhante mais que um irmão: é o próprio Cristo.



Foram corações cristãos cheios de Fé que idealizaram, trabalhara, superaram dificuldades , perseveraram e ergueram esta casa . Motivados pela Fé lhe deram o nome de Casa de Emaús, porque foi na casa daquela aldeia da periferia de Jerusalém chamada Emaús que dois discípulos acolhendo com alegria um desconhecido peregrino que partilhou com eles a palavra e o pão da fraternidade, descobriram que era Jesus ressuscitado, sentado com eles á mesa. 

 
Hoje exultam pelos 10 anos de vida desta casa que acolheu  e continua acolhendo a Jesus Cristo que chega aqui de lugares distantes, com idades diferentes, de varias condições, doentes ou sadios acompanhando seus familiares doentes. Acolhem-nos com amor, com desejo e prece para que possam não somente recuperar  a saúde,mas também sentir a corroborante presença do Ressuscitado na casa de Emaús. 




Este é também o significado e a finalidade do coração casa ,a Capela, na qual Jesus Ressuscitado se manifesta de braços abertos como para tocar os corações e abri-los à esperança. A todo momento encontra-se na mesma capelinha o Pão Eucarístico guardado no Sacrário que tem gravado na porta o episódio de Emaús.
Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem... Fica conosco Senhor, somos também teus seguidores apaixonado que queremos ver-te nos irmãos e partilhar sempre com eles, juntamente com o pão, a alegria da tua salutar Presença! 
Por Ir. Giuseppina Raineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário